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INVESTIGAÇÕES E COMPLIANCE

Casos envolvendo fraudes, corrupção, demonstrações contábeis manipuladas, cyber crimes, investigação interna ou originada por órgãos reguladores, disputas sobre propriedade intelectual e conduta inadequada de colaboradores podem acarretar em significativas perdas financeiras e de reputação, entre outras consequências indesejadas às Instituições.

A crescente procura por serviços de Investigação e Compliance, tanto no Brasil quanto no exterior, pode ser atribuída às leis FCPA, UK Bribery Act e Lei 12.846/2013, as quais estimulam a implementação de procedimentos e políticas sólidas anticorrupção. Adicionalmente, o avanço tecnológico permite criar mecanismos para evitar e identificar fraudes e desvios de conduta.

A área de Fraudes, Investigações e Disputas (FID) da BDO oferece soluções para prevenção, identificação de fraudes e ilícitos, suporte em disputas e consultoria para implementação de programas de Compliance, contribuindo assim para a mitigação dos riscos relacionados às atividades corporativas atuais em todos os segmentos. Nossas soluções oferecem subsídios necessários para que empresas e instituições, quando identificados os responsáveis, possam definir a melhor estratégia, caso optem por um processo judicial. Além disso, podemos contar com o apoio de outras áreas da BDO que são especializadas no negócio de cada cliente.

Os trabalhos são realizados tanto em âmbito físico quanto tecnológico, utilizando um conjunto de serviços específicos para cada demanda, considerando sempre as necessidades do cliente BDO. Os serviços FID:

Prevenção a Fraudes

    Os trabalhos de Prevenção a Fraudes envolvem programas de Compliance, formulação de políticas anticorrupção, implantação de canais de denúncia, levantamento de informações relacionadas aos funcionários da empresa, entendimento sobre relacionamentos pessoais entre funcionários, fornecedores, terceiros, agentes públicos e também o levantamento de informações sobre as empresas envolvidas com o cliente. Todo levantamento é realizado por meio de entrevistas e pesquisas utilizando ferramentas específicas para consultas em bases de dados online.


    Os trabalhos de Prevenção a Fraudes contam com as seguintes especialidades:

  • Programas de Compliance (Lei 12.846, FCPA, UKBA);
  • Implantação de canais de denúncia;
  • Programas antifraude;
  • Diagnóstico e aprimoramento do ambiente de Controles Internos;
  • Análise de antecedentes (Background Check);
  • Fusões e aquisições (Investigative Due Diligence);
  • Prevenção à lavagem de dinheiro.

Detecção de Fraudes

    Os trabalhos de Detecção de Fraudes são realizados por meio de metodologia de Digital Forensics e eDiscovery para análise de dados digitais, contábil para análise financeira e gerenciamento de riscos para entender os processos internos da empresa. Contamos também com o levantamento de informações por meio de entrevistas e consultas online (Background Check) e análise documental.

    As evidências são coletadas utilizando as melhores práticas do mercado e em conformidade com as leis vigentes, não gerando assim risco para o cliente em casos de processos judiciais.

  • Digital Forensics e eDiscovery;
  • Contabilidade Forense;
  • Risk Advisory;
  • Background Check.

Suporte a Litígios

    Os trabalhos de Suporte a Litígios têm como objetivo auxiliar o cliente na elaboração de estratégias e obtenção de evidências na participação em processos judiciais. A BDO possui sólida experiência em coleta, organização e exames de evidências digitais e/ou documentais atuando como assistente técnico em uma das partes do processo judicial ou extrajudicial.

    Os trabalhos de Suporte a Litígios contam com as seguintes especialidades:

  • Análise de dados complexos;
  • Coleta, preservação e análise de evidências (físicas e digitais);
  • Interrupção de negócios;
  • Propriedade Intelectual;
  • Assistência técnica para advogados;
  • Apoio na produção antecipada de provas;
  • Emissão de pareceres, quesitos e relatórios;
  • Acompanhamento de perícias judiciais e extrajudiciais.

Os serviços da área FID contribuem para a preservação dos ativos de empresas e instituições, que muitas vezes estão expostas aos riscos de Políticas não aderentes às melhores práticas, processos e controles não efetivos.

Para mais detalhes sobre cada serviço, contate-nos: fid@bdobrazil.com.br